Presidente Martins Costa vistoria obras no Foro Trabalhista de Porto Alegre

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Ricardo Martins Costa, realizou, nesta quarta-feira (30/7), uma vistoria nas obras de melhorias em andamento no Foro Trabalhista de Porto Alegre. A agenda incluiu visitas às reformas do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º Grau, do Estúdio de TV e do Memorial do TRT-RS.
Acompanhado pela vice-corregedora no exercício da Corregedoria Regional, desembargadora Maria Madalena Telesca, o presidente foi recebido pelo coordenador do Cejusc, juiz Fabrício Luckmann.

O andamento das obras foi apresentado pelos servidores Frederico Zerfass (engenheiro da Seção de Fiscalização de Obras e Serviços) e Paula Bettin de Nale dos Santos (arquiteta da Divisão de Projetos).
Segundo Frederico, a reforma do Cejusc tem o objetivo de oferecer mais privacidade às audiências de conciliação.
“A reforma é para que os ambientes sejam melhor compartimentados e não haja vazamento de som durante as audiências”, explicou. A estimativa é de que a obra seja entregue no final de agosto.

O presidente também vistoriou as obras no Estúdio de TV do Tribunal, que foi severamente danificado pela enchente de maio de 2024.
“O estúdio foi atingido pela enchente, foi praticamente destruído. A gente teve que refazer basicamente toda a estrutura que existia antes, com algumas melhorias”, relatou Frederico. A obra já está em fase final e deve ser concluída nos próximos dias. Logo após, as instalações elétricas e de equipamentos terão início.
Já no Memorial do TRT-RS, está sendo realizada uma reforma para reorganização dos espaços.

“Foi feita uma reforma para abrigar melhor os servidores do Memorial e também o acervo”, completou o servidor.
Durante a visita, o presidente conversou com magistradas e magistrados que atuam no Foro da Capital: Carolina Quadrado Ilha, Lenara Aita Bozzetto, Márcia Padula Mucenic, Beatriz Fedrizzi Bernardon, Mateus Crocoli Lionzo, Cláudia Elisandra de Freitas Carpenedo e Rozi Engelke.
“O Tribunal tem investido com responsabilidade e planejamento na qualificação dos seus espaços físicos, com foco no bem-estar de quem trabalha e de quem busca a Justiça do Trabalho”, afirmou o presidente.

A desembargadora Maria Madalena Telesca destacou a importância das melhorias em curso.
“São reformas que garantem mais dignidade para o exercício das nossas funções e para o atendimento à população”, disse a vice-corregedora.