TRT 4  Tribunal Regional do Trabalho Quarta
        Região
A+   A-  |  Início |  Fale Conosco |  Mapa do Site
Notícias
21/07/2017 18:57 | Sindicato de trabalhadores e Marfrig firmam acordo para retomada das atividades da empresa em Alegrete

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Alegrete e a empresa Marfrig Global Foods firmaram acordo coletivo prevendo diversos benefícios aos empregados, a retomada das atividades na planta de Alegrete até 31 de outubro deste ano e a permanência da empresa no município por pelo menos um ano. O ajuste foi concretizado na última quarta-feira (19/7), em audiência conduzida pela juíza do Trabalho Fabiana Gallon. Esteve presente, como representante do Ministério Público do Trabalho, a procuradora Laura Freire Fernandes. A Marfrig havia despedido cerca de 650 trabalhadores no final de 2016, sem negociação coletiva prévia, e anunciado a desativação das atividades em Alegrete.

O descumprimento das condições estabelecidas pela juíza para efetivação do acordo acarretará em multa de R$ 15 milhões à empresa. Para viabilizar o cumprimento integral do ajuste, o diretor-presidente da Marfrig, Martin Secco Arias, buscou pessoalmente apoio da Justiça do Trabalho, em reunião com a juíza e outros diretores do frigorífico, que, com a cooperação do Executivo Municipal, estão empenhados na retomada dos incentivos fiscais junto ao governo do estado.

O frigorífico encerrou suas atividades na região em dezembro de 2016, quando concedeu férias coletivas aos aproximadamente 650 empregados, e os contratos de trabalho foram denunciados em fevereiro de 2017, também com intervenção da Justiça do Trabalho, que garantiu o pagamento de todos os direitos rescisórios aos trabalhadores, além de indenização compensatória a cada um deles pela despedida em massa.

 

Fonte: Texto: Juliano Machado (Secom/TRT4) - com informações da Vara do Trabalho de Alegrete


Anterior Próxima

Retornar