TRT 4  Tribunal Regional do Trabalho Quarta
        Região
A+   A-  |  Início |  Fale Conosco |  Mapa do Site
Notícias
20/06/2017 12:10 | Saiba como agilizar seu processo trabalhista com a Conciliação Virtual
Imagem

O Ambiente de Conciliação Virtual da Justiça Trabalhista gaúcha é uma ferramenta ágil e potente para a solução de processos em que a realização de acordos se mostra viável. Graças a uma plataforma virtual e ao uso de e-mails, os advogados das partes podem elaborar e discutir propostas de acordo em processos que tramitam no PJe (Processo Judicial Eletrônico).

Como funciona

O Ambiente de Conciliação Virtual é uma nova seção do site do Tribunal (acesso rápido pelo menu de serviços que fica à direita da página principal, conforme imagem ao lado). Ali, os advogados de ambas as partes podem iniciar tratativas de conciliação ou responder a convites.

Um e-mail automático em nome do TRT-RS será enviado à parte contrária para avisá-la sempre que uma nova proposta de conciliação for iniciada na plataforma. As mensagens vindas do endereço sistemas@trt4.jus.br não incluem anexos executáveis e podem ser abertas com total segurança. Os e-mails convidam o advogado a acessar a plataforma virtual, o que pode ser feito pelo site do TRT-RS ou pelo link de acesso rápido (que leva diretamente ao processo referido no e-mail). 

Você pode confirmar a veracidade do e-mail e o endereço da página para o qual você será encaminhado. Basta deixar o cursor sobre o link e verificar que o domínio trt4.jus.br aparecerá na parte inferior do seu navegador de internet.

Não é possível responder diretamente a essas mensagens, pois elas são geradas pelo próprio Ambiente de Conciliação Virtual. Uma vez logados na plataforma, os procuradores podem trocar mensagens, elaborar, alterar ou excluir petição de acordo, solicitar o auxílio ou intervenção do conciliador/mediador, concordar com os termos ajustados (assinar a petição ou termo de conciliação), ou, até mesmo, cancelar as tratativas.

Bons modos e bons resultados no ambiente virtual

O convite para conciliar pelo novo sistema não prejudica o andamento normal do processo, mas pode agilizá-lo. Um conciliador ou mediador habilitado estará disponível para acompanhar todos os pedidos, que são supervisionados pelos juízes do CEJUSC (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas). 

Caso não haja interesse da parte que receber o convite, é cordial que seu procurador acesse a plataforma para declinar da conciliação virtual. Esse gesto simples tem sido adotado pelos advogados e facilita que magistrados e servidores do núcleo dediquem seu tempo a outros processos.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Público do TRT da 4ª Região, através do email cap.ccdf.poa@trt4.jus.br ou pelo telefone 51 3255-2700.

A adoção dessa sistemática está regrada no Provimento Conjunto nº 04/2017.

O Ambiente de Conciliação Virtual também pode ser acessado diretamente neste link.

Clique aqui para acessar o Manual do Ambiente de Conciliação Virtual para advogados.

Fonte: Secom/TRT-RS


Anterior Próxima

Retornar